Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Opisthocomiformes
Família: Opisthocomidae
 Swainson, 1837

Composição

1 Espécie

Fotos | Sons

Opisthocomidae

A cigana, também conhecida no norte da América do Sul como Hoatzin, é uma espécie singular de ave tropical encontrada em banhados,florestas ribeirinhas e mangues da Amazônia e do delta do rio Orinoco. É o único membro do Gênero Opisthocomus(do grego antigo: que tem um longo cabelo atrás - referindo-se a seu longo penacho posterior), que por sua vez é o único gênero existente na família Opisthocomidae, originalmente descrita pelo zoólogo alemão Statius Müller, em 1776. A cigana é, sem dúvida, a mais enigmática ave vivente com respeito às suas relações filogenéticas. Nenhuma hipótese evolucionária satisfatória foi proposta até agora e a situação piorou com a disponibilidade dos dados do sequenciamento de seu DNA. Durante algum tempo, esta ave foi associada aos Tinamídeos, aos Galiformes, às Seriemas, aos Cuculiformes, e outros. A Cigana ou Hoatzin é a ave nacional da Guiana.

Descrição: A cigana é do tamanho de um faisão, com comprimento total de 65 cm, e tem um longo pescoço e uma cabeça pequena. Possui as bochechas de cor azul, sem penas, olhos castanhos e sua cabeça é encimada por uma crista ruiva e espetada. A longa cauda é de cor marrom fuliginoso. As partes superiores são marrom-escuro, esfumaçado nas margens da cobertura das asas e marrom rajado no dorso e na nuca. As partes inferiores são esfumaçadas, enquanto o crisso, as remiges primárias e os flancos são um ruivo brilhante, que é melhor visto com as asas abertas. O apelido de “stinkbird” em inglês se deve ao odor de esterco que esta ave emana, causado por peculiaridades do seu sistema digestório. As aves recém-nascidas possuem garras no seu polegar e no primeiro dedo que permite que trepem pelos galhos das árvores com grande destreza até a época em que suas asas estejam suficientemente fortes para sustentá-los em voo. Essa característica gera comparações com o pré-histórico Achaeopterix. A cigana é uma ave barulhenta, emitindo chamados roucos, que incluem grasnidos, gemidos, grunhidos e silvos. Estes sons costumam ser acompanhados por movimentos corporais, como aberturas de asas.

Hábitos Alimentares: A cigana é herbívora, comendo folhas (82%), flores (10%) e frutos (8 %). Possui um sistema digestório peculiar, com um grande papo que é usado para a fermentação do alimento vegetal, em uma maneira vagamente análoga ao sistema digestório dos mamíferos ruminantes. Por causa deste papo volumoso, os músculos peitorais ficam mal posicionados, resultando em deficiência da capacidade de voar.

Reprodução: As ciganas reproduzem-se sazonalmente, durante a estação das chuvas, que tem sua ocorrência variável de região para região. São aves gregárias, juntando-se em pequenas colônias e fazendo seus ninhos de gravetos em galhos pendentes sobre a água das florestas alagadas , depositando 2 a 3 ovos.

Espécies

Referências

TOMAS SIGRIST: The Avis Brasilis Field Guide - To the Birds of Brasil. Ed. Avisbrasilis, SP, 2009 tomo 2, Species accounts.

JOHN A. GWYNE et. al: Birds of Brazil - Ed. Horizonte, SP, 2010

-Wikipédia (em inglês); HOATZIN

Galeria de Fotos